Vinte e quatro estudantes de cursos de Engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) participam, a partir desta quinta-feira, em São José dos Campos (SP), da Competição SAE Brasil AeroDesign.
Divididos em dois grupos, eles partiram na terça-feira levando na bagagem os desafios de criatividade, inovação e trabalho em equipe propostos pelo concurso universitário e também as aeronaves Chapolin e Bergamota (confira mais no quadro). A ideia é conseguir um bom desempenho e conquistar um prêmio na competição, que vai até domingo.
Foram sete meses de preparação para o SAE Brasil AeroDesign, que terá 95 aviões projetados e construídos por estudantes de Engenharia de todo o Brasil e também do Exterior. A ideia, segundo os participantes, é ter contato com o conhecimento em aeronáutica e adquirir experiência profissional na área. As equipes de Santa Maria, formadas por alunos das engenharias Civil, de Computação, de Controle e Automação, Elétrica, Mecânica e Química, apostam na integração como diferencial.
Tentamos manter uma organização e certa hierarquia aqui, simulando um ambiente de trabalho. Temos cargos e funções definidas. E essa mistura de cursos é o que desenvolve a equipe. É notável a diferença no resultado final do projeto. Muitos engenheiros que hoje organizam o evento começaram com o aerodesign comenta Saulo Penna Neto, 20 anos, que cursa o 5º semestre de Engenharia de Controle e Automação.
Para Willian Rigon, 20, capitão da equipe que compete na categoria regular, a experiência é um desafio.
A gente tem no projeto uma saída da sala de aula. É aqui que colocamos o conhecimento em prática, que vemos o trabalho ganhando vida, e isso é um diferencial muito importante afirma Rigon, aluno do 6º semestre de Engenharia Mecânica.
Os testes de voo foram realizados na pista da Associação Santa-Mariense de Aeromodelismo.
"